A formação do músico católico é fundamental e a pedra principal é sua obediência e concordância litúrgica.
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sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CRITÉRIOS RÁPIDOS PARA ESCOLHA DE CANTOS LITÚRGICOS - MISSAL ROMANO

Não é qualquer canto que se escolhe para as celebrações. Existem cantos litúrgicos (para as missas) e cantos mensagem (para outras ocasiões, encontros, etc...). As características do Canto litúrgico são:
  • Conteúdo ou inspiração bíblica;
  • Qualquer salmo (do dia), cantado em seu dia próprio, é litúrgico;
  • Deve ter melodia fácil;
  • Todos os cânticos litúrgicos são personalizados (ritmo próprio, letra própria e momento próprio);
  • Ter cuidado com as músicas destinadas às partes fixas da Celebração (Glória, Santo, Pai Nosso, Cordeiro), pois cada um tem o seu conteúdo próprio e isto é da Tradição da Igreja.
Obs: Existem cantos que são o rito e outros que acompanham o rito: IGMR 37, e cantos suplementares: IGMR 26/ D0c 79-318

As características a serem levadas em consideração são:

  • Letra: Deve ser um convite à celebração! Deve falar do motivo da celebração e estar de acordo com o Tempo Litúrgico.
  • Música: De ritmo alegre, festivo, que expresse a abertura da celebração.
  • De cunho introspectivo, a ser cantado com expressão de piedade. Deve expressar confiança no perdão de Deus.
  • Letra: Deve conter um pedido de perdão, procurando seguir a fórmula do Missal.
  • Música: Lenta, que leve à introspecção. Sejam usados especialmente instrumentos mais suaves.
  • Letra: O texto deve seguir o conteúdo próprio da Tradição da Igreja.
  • Música: Festiva, de louvor a Deus. Podem ser usados vários instrumentos.
  • Letra: Faz parte integrante da liturgia da palavra: tem que ser um salmo. Deve ser cantado, revezando solo e povo, ou, ao menos o refrão. Não pode ser trocado por um canto de meditação.
  • Letra: Salmo próprio do dia ou outro texto bíblico de acordo com a liturgia do dia.
  • Música: Mais suave. Instrumentos mais doces.
  • Letra: Tem que ter ALELUIA (louvor a Javé), exceto na Quaresma. É um convite para ouvir; é o anúncio da Palavra de Jesus. Deve ser curto, e tirado do lecionário, próprio do dia.
  • Música: De ritmo vibrante, alegra, festivo e acolhedor. Podem ser usados outros instrumentos.
  • É um canto facultativo. A equipe decide e combina com o padre. Caso não seja cantado, é oportuno um fundo musical (exceto Advento e Quaresma), até que as ofertas cheguem até o altar, cessando então, para que se ouça as orações de oferecimento que o padre rezará, então, em voz alta.
  • Letra: Não é tão necessário que se fale de pão e vinho. Pode falar do oferecimento da vida, etc...
  • Música: Melodia calma, suave. Uso de instrumentos suaves.
  • É um canto vibrante por natureza.
  • Letra: Seguir o texto original, indicado pela Tradição da Igreja.
  • Música: Que os instrumentos expressem a exultação desse momento e a santidade “Tremenda de Deus”. Deve ser sempre cantado.
  • É uma hora muito importante e solene. É o verdadeiro e próprio ofertório da missa. É cantado apenas pelo Sacerdote. O AMÉM conclusivo, aí sim cantado pelo povo é o mais importante da Missa e deve ser cantado ao menos aos finais de semana.
  • Pode ser cantado, mas desde que com as mesmas e exatas palavras da oração. Não de diz o Amém, mesmo quando cantado.
10. Canto da Paz: É um canto facultativo.(Doc 79-322)
  • Deve ser evitado de ser cantado, pois o momento que segue, o do Cordeiro de Deus tem maior importância.
11. Cordeiro de Deus: (IGMR 83(Doc 79-310)
  • Deve ser cantado, sobretudo quando se cantar o Canto de Paz, com melodia não muito rápida e sempre com as mesmas palavras da oração.
12. Canto de Comunhão: (IGMR 86-87)(Doc 79-314)
  • É um canto processional, para se cantar andando.
  • Letra: Preferência que tenha sintonia com o Evangelho e que seja “Eucarística”, além de traduzir o sentido do Tempo Litúrgico em que estamos.
  • Música: Processional, toada, balada, etc...
13. Meditação ou Louvor: (IGMR 88)(Doc 79-320)
  • Se for o caso, se canta dando graças, louvando e agradecendo o encontro com o Senhor e com os Irmãos. No entanto, que se tenha tempo de silêncio profundo e de adoração e intimidade com o Senhor. Instrumentos mais doces e melodia lenta e que leve a adoração.
14. Canto final: Não é previsto no Missal Romano
  • É para ser cantado após a Bênção Final, enquanto o povo se retira da Igreja: é o canto de despedida.
  • Letra: Deve conter uma mensagem que levaremos para a vida, se possível, referente ao Evangelho do dia.
  • Música: Alegre, vibrante. Podem ser usados outros instrumentos.
Fontes: Instrução Geral sobre o Missal Romano

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