A formação do músico católico é fundamental e a pedra principal é sua obediência e concordância litúrgica.
CASO O PLAYER DE ÁUDIO NÃO CARREGUE, ATUALIZE O NAVEGADOR ATÉ QUE SEJA ATIVADO O botão "PLAY".

TRANSLATE

PESQUISA

ARQUIVO DO BLOG

segunda-feira, 21 de março de 2011

SUGESTÕES PARA AS EQUIPES DE CELEBRAÇÃO AO LONGO DA QUARESMA


1.º Preparar o ambiente da celebração: cor roxa para as vestes litúrgicas e a ornamentação da mesa da Palavra e do altar, sem flores. Omitam-se o canto do Glória e do Aleluia. O som dos instrumentos musicais seja moderado e apenas acompanhem os cantos. Isso não deve significar absolutamente tristeza, mas um concentrar de energias na reflexão do grande mistério que a comunidade está revivendo.

2.º Destacar o cartaz da Campanha da Fraternidade (CF), com o lema: A Criação Geme em Dores de parto" (Rm 8,22).

3.º A cruz também ganha destaque. Seja entronizada solenemente. O ambiente seja enriquecido a cada Domingo com símbolos ou gestos ligados aos textos Bíblicos ou mesmo ao tema da CF/2011.

4.º O ato penitencial poderá receber também um destaque maior como anúncio da misericórdia de Deus e de apelo à conversão. É bom fazê-lo diante da cruz e usar gestos, como: ajoelhar-se, inclinar-se, ou o rito de aspersão, acompanhado de refrões ou cantos apropriados.

5.º Ritualizar bem a entrada da Bíblia, a proclamação das leituras, o canto do salmo e da aclamação do evangelho. Alguns textos poderão ser encenados; outros dialogados, proclamados ou cantados.

6.º A oração da CF poderá ser rezada no momento da Oração dos fiéis ou depois da comunhão.

7.º Os cantos da Quaresma devem nos ajudar a contemplar e viver o mistério Pascal do Cristo dentro de nossa realidade.

8.º Um compromisso. É bom que a cada Domingo a comunidade chegue a formular um compromisso bem concreto, brotado da própria celebração, a ser vivido durante a semana. No Domingo seguinte, poderá ser retomado no início da celebração como sinal de vida e conversão, ou como motivo de perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...