A formação do músico católico é fundamental e a pedra principal é sua obediência e concordância litúrgica.
CASO O PLAYER DE ÁUDIO NÃO CARREGUE, ATUALIZE O NAVEGADOR ATÉ QUE SEJA ATIVADO O botão "PLAY".

TRANSLATE

PESQUISA

ARQUIVO DO BLOG

segunda-feira, 28 de abril de 2014

CANTAR À LITURGIA

Cantar na Liturgia, cantar na Missa ou cantar a Liturgia ou cantar a Missa? O livro Cantar A Liturgia nasceu dos muitos encontros e cursos de Liturgia que o autor deu por todo o Brasil. O problema da música e do canto na Liturgia está se tornando cada vez mais agudo, devido a uma tendência de se transformar a assembléia, toda ela celebrante, numa platéia de espetáculo ou de show. Os cantores e os grupos de canto, em vez de cantarem com a assembléia, fazendo parte da assembléia celebrante, estão cada vez mais cantando para a assembléia. Além disso, a compreensão de “Missa cantada” foi profundamente empobrecida, como se cantar a Missa fosse apenas cantar as partes do Próprio de cada Missa, ou seja, os cantos de Entrada, das Oferendas e da Comunhão.

Aqui o autor procura mostrar o que se pode cantar da Missa e o sentido de cada parte cantada. Para levar a compreender a função da música e do canto da Liturgia, aborda rapidamente o sentido da música e do canto na vida das pessoas individualmente e na sociedade. Passa, em seguida, à análise de vários tipos de música e de canto. Fala sobre a Liturgia cantada, dando destaque especial à Celebração Eucarística ou Ceia do Senhor cantada. Depois, passa a analisar outras celebrações litúrgicas cantadas como o Ano Litúrgico, o Dia do Senhor, os Sacramentos, as Celebrações da Palavra, a Liturgia das Horas, as Celebrações de Bênçãos e as Exéquias.

Cantar A Liturgia vem ao encontro não somente dos pastores, que têm a função de orientar o canto litúrgico. Prestará grande auxílio aos dirigentes do canto nas paróquias e outras comunidades eclesiais, aos que promovem cursos de Canto Pastoral, às equipes de celebração, especialmente aos grupos de cantores ou corais e, enfim, a todos os fiéis para que possam viver a Liturgia mais intensamente através da música e do canto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...