A formação do músico católico é fundamental e a pedra principal é sua obediência e concordância litúrgica.
CASO O PLAYER DE ÁUDIO NÃO CARREGUE, ATUALIZE O NAVEGADOR ATÉ QUE SEJA ATIVADO O botão "PLAY".

TRANSLATE

PESQUISA

ARQUIVO DO BLOG

quinta-feira, 9 de abril de 2015

HORA SANTA “MINISTROS DO CANTO LITÚRGICO”

(Chegada em silêncio. Após a chegada canta-se um refrão contemplativo.)

Canto refrão contemplativo: ( Mesmo as trevas )

Mesmo as trevas não são trevas para ti, a noite é luminosa como o dia!


SAUDAÇÃO

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T- Amém!

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco.

T- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Dir.:  Hoje somos convidados a estar com Jesus, a lhe fazer companhia por essa hora.  Reunidos para este momento de oração e adoração, queremos recordar que esta presença decorre da sua entrega de amor ao Pai e ao mundo, na plena solidariedade com ser humano e a ela nos deve encaminhar,  permanecendo diante do Cristo Senhor, saboreamos a íntima familiaridade com Ele, e abrindo-lhe o coração, pedimos por nós e por todos, pela paz e salvação do mundo. Oferecendo com Cristo toda nossa vida ao Pai, pela força do Espírito Santo, pedimos o aumento da nossa fé, esperança e caridade, e a espiritualidade necessária para o nosso ministério.  Alimentamos assim, as disposições que nos levam a celebrar o memorial do Senhor e a receber com freqüência o Pão que nos foi dado pelo Pai.

MOMENTO DE SILÊNCIO

Canto refrão contemplativo ( Onde reina amor )

Onde reina amor, fraterno amor, onde reina amor, Deus aí está.

Leitor 01.:   Todas as vezes que nos reunimos Ele está presente no meio de nós: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles.” (Mt 18,20). Somos o seu corpo, Ele age em nossas ações, “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28,20). Por isso, em todos os momentos Ele está conosco, mesmo quando é noite, não estamos sós.

T. Fica conosco Senhor, somos teus seguidores.

Leitor 02.:  “Cristo está presente na sua Palavra, pois é Ele que fala quando na Igreja se lêem as Sagradas Escrituras.”  Portanto, quando ouvimos as Escrituras Ele nos fala e aquece nosso coração.

T. Fala Senhor, fala da vida.  Só tu tens Palavra eterna, queremos ouvir!

Leitor 03.: Jesus Cristo está presente na pessoa do pobre e excluído. Todas as vezes que fazemos algo por estes, é ao próprio Cristo que o fazemos. (Cf. Mt 25,40).

T. Entre nós está e não o conhecemos. Entre nós está e nós o desprezamos.

Leitor 04.: Presente na Assembléia reunida, cantando o seu mistério pascal, e na Palavra proclamada, Jesus Cristo está presente de modo especial na Eucaristia.

T. Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente.

MOMENTO DE SILÊNCIO

Canto refrão contemplativo ( Eu vim para que todos tenham vida )

Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente.

Dir.:  Obrigado, Senhor, por nós estarmos contigo, e por tua presença amorosa! Obrigado por tua graça que dá sabor e sentido ao nosso viver. Todo nosso ser lhe deseja Senhor! Confessamos que temos sede de ti, temos grande vontade de estar contigo, desejamos muito de te escutar, nos deixar fazer; desejamos deixar conduzir por tua graça, ser solidário como esse teu jeito criativo de marcar presença.

Dir.: É bom estarmos Contigo, Jesus, aqui é um cantinho do Céu. Agora, queremos nossa vida entregar, vem encher a nossa vida de amor. Queremos aprender sempre mais Te amar. E só Contigo queremos seguir. Visita a nossa casa, Jesus, e ensina a cada um a Te amar.

Dir.: Partiram na barca para um lugar solitário, à parte.  Mas viram-nos partir. Por isso, muitos deles perceberam para onde iam, e de todas as cidades acorreram a pé para o lugar aonde se dirigiam, e chegaram primeiro que eles.

Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.

Todos-    Deus ama a sua criatura, e jamais o abandona. Ele ama até ao fim. Vai até ao fim com o seu amor. Deus não é um Deus distante, Ele se preocupa com cada um de nós. Senhor, ensinai-nos a ver e a viver os sinais de vosso amor em nosso ministério.

MOMENTO DE SILÊNCIO

Canto refrão contemplativo ( Deus é amor )

Deus é amor, arrisquemos viver por amor, Deus é amor, ele afasta o medo

Leitor 05.: Senhor, gostamos de estar contigo! Gostamos de parar por alguns momentos da vida, de nos acalmar, de silenciar, de saborear tua presença... de estar presente.

Senhor como é bom olhar a vida, os acontecimentos, a história... a partir de ti! Sentar diante de ti. Contigo contemplar uma caminhada feita. Contigo acolher o momento presente. Contigo se predispor para o futuro.

Leitor 06.:- Senhor, Tu nos conheces, sabes quando estamos sentados e quando ficamos de pé. Conheces nossa vida e também nosso coração: Senhor, tu és bom! Para onde nos vamos lá estás, Senhor! Se subirmos ao céu, se nós descermos ao mar, lá estás, Senhor!

Dir.: Jesus nos diz:  “Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas.”

T. Não é o poder que redime, mas o amor! Este é o sinal de Deus: Ele mesmo é amor. Jesus nos ensina que o mundo é salvo pelo Crucificado e não por quem crucifica. Senhor, ensinai-nos amar, pois no verdadeiro amor se encontra a plena felicidade.

MOMENTO DE SILÊNCIO

Canto refrão contemplativo ( Onde reina amor )

Onde reina amor, fraterno amor, onde reina amor, Deus aí está.

Dir.:- Sobretudo, Senhor, é bom estarmos contigo! Curtir o momento especial de estarmos diante de ti, de estarmos frente a frente, lado a  lado... contigo! De acolher teu jeito de ser, de encarnar em nós tua maneira de proceder, de se deixar tocar por tua maneira respeitosa e sincera de ser e de acolher, de entrar na profundidade de teu olhar carregado de misericórdia, de esperança, de se deixar tocar por tua ternura e por tua vontade...

Leitor 07.: Só em Deus que nosso coração repousa quietinho. Só em Deus! Só em Deus que repousa quietinho! É de Deus que vem a salvação. É de Deus!
Dir.:- Aquele que está sentado no trono os abrigará em sua tenda. Já não terão fome, nem sede, nem o sol ou calor algum os abrasará, porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os levará às fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos.

T. A Igreja antiga encontrou na escultura do seu tempo a figura do pastor que carrega uma ovelha nos próprios ombros.  Jesus Cristo é o Bom Pastor, que cuida da sua criação. Senhor nos conduza e nos carregue todos os dias nos seus próprios ombros para que nos meus caminhos não separemos de Ti.

Dir.:- Senhor, muitas vezes nos falta maior confiança em ti, falta-nos também maior confiança nos outros e em nós mesmo. Isso nos leva a experimentar medos, resistências, divisões interiores, desânimos... Muitas vezes exageramos em  nossos passos,  nosso dia-a-dia, os sonhos... Confessamos que não é legal racionalizar demais o belo, o natural, o poético... Racionalizar demais o mistério, o manha, a lagrima, o perfume... Mas apesar de tudo, sentimos grande desejo de confiarmos e amarmos mais. Tua presença amiga e tua graça nos animam a continuar nosso ministério, a continuarmos mais próximos de ti e mais próximos de teus filhos amados, reunidos em Assembléia orante, celebrando teu Mistério Pascal diário.

MOMENTO DE SILÊNCIO

Canto refrão contemplativo ( O Senhor é meu pastor )

O Senhor é meu pastor, nada me falta!

Dir.:  Convidamos todos os ministros do canto litúrgico a rezarem juntos:

Pai, querido! Nós queremos ser ministros orante, com toda a assembleia reunida. Queremos poder cantar seu mistério pascal no dia-a-dia, ao cantar, ao tocar, podermos ajudar a assembleia a viver seu amor. Queremos tocar seus acordes, ao tocar, ampliar os horizontes, daqueles que não perceberam que tu falas por meio da música, através das  palavras extraídas da sagrada escritura. Um campo que é um convite a sair do lugar de sempre.

Queremos rezar!  E, ao rezar, sentir que não estamos sozinhos e que nunca estaremos. Sentir que tua presença não nos tira a liberdade. Ao contrário, faz-nos livre, porque nos livra do mal.

Queremos amar. E, ao amar, sentir-Te. E, ao sentir-Te, fazer a diferença na vida da comunidade. Amar sem economias. Amar sem barreiras, sem fronteiras. Amar como em um vôo leve, profundo, delicado, forte. Amar com todas as ações e contradições do verbo amar. Queremos amar.

Ainda somos pequenos na fé Senhor, mas temos sua música em nossa boca, assim como diz o salmista: “ CANTAI AO SENHOR UM CANTICO NOVO” E não é à toa que estamos aqui. E, um dia, queremos poder olhar para trás e dizer: valeu a pena. Cada suor derramado, cada ensaio, cada erro, cada discussões sobre tons, liturgia, cantos próprios. Cada soluço. Cada aperto no peito. Cada riso ou gargalhada. Cada mão estendida. Cada abraço. Tudo valeu a pena porque fez parte de um caminhar. Um caminhar difícil, fácil. Depende. Depende de Ti e de nós. Ainda somos pequenos na fé, Senhor! Que nós sejamos a eterna criança. Pronta para mais uma história. Mais uma canção. Cuida de nós, hoje, amanhã e sempre!  Cuida de nós e de nosso ministério, Senhor! Amém!

Leitor 08.:  Senhor, nosso coração não se enche de orgulho, nosso olhar não se levanta arrogante. Não procuramos grandezas, nem coisas superiores a nos. Ao contrário, mantemos em calma e sossego a nossa alma, tal como uma criança no seio materno, assim está a nossa alma em nós mesmos. Israel, põe tua esperança no Senhor, agora e para sempre

T- Pai abandonamos em ti. Faz de nós o que quiseres, por tudo que fizeres de nós. Te agradecemos.  Estamos dispostos a levar através da música, tua palavra. Contando que a tua vontade seja feita em nós, em todas as criaturas. Nada mais desejamos, nosso Deus colocamos nossa alma em tuas mãos, entregamos a ti, nosso Deus, com todo o amor de nosso coração porque te amamos. E é, para nós, uma necessidade de amor dar-nos e entregar-nos nas tuas mãos sem medida, com infinita confiança porque tu és nosso Pai.

MOMENTO DE SILÊNCIO

PRECES

Dir.:  Nossa oração diante do Cristo Senhor, presente na Eucaristia, prolonga a união que obtemos ao comungar e renova a aliança que nos impele a viver de acordo com o que recebemos pela fé e pelo Sacramento na celebração da Eucaristia. Elevemos espontaneamente nossas preces ao Senhor.

(Preces espontâneas)

Resposta:  Escuta-nos, Senhor da Glória!

Dir.:   Ajudai-nos Senhor a vivermos com gratidão toda a nossa vida na força do alimento celeste, participando na morte e na ressurreição do Senhor. Que sejamos solícitos em praticarmos boas obras e agradar-vos, impregnando o mundo de espírito cristão e transformando-nos em testemunhas de Cristo em tudo, no meio da comunidade humana. Nós vos elevamos toda esta oração rezando juntos como Jesus nos ensinou:

Pai-Nosso...   Pai nosso (Versão Ecumênica) ( Cantado )

Pai nosso que estás nos céus * Santificado seja o teu nome * venha o teu Reino * Seja feita a tua vontade * assim na terra como no céu. 
O pão nosso de cada dia nos dá hoje * perdoa-nos as nossas ofensas * assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixes cair em tentação * mas livra-nos do mal * pois teu é o Reino 
o poder e a glória para sempre.   Amém

Leitor 09.:    Reflexão - Jo 18, 1 – 19, 42

Conhecer Jesus significa conhecer também o mistério da cruz e a grande mensagem que esse mistério nos traz: Deus amou tanto o mundo que lhe enviou seu Filho Unigênito, não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele, e ele derramou o seu próprio sangue na cruz, fazendo-se oferenda perfeita para expiação dos nossos pecados. Conhecer Jesus através do mistério da cruz significa tornar-se capaz de fazer-se também oferenda a Deus, amando até o fim, tornar-se uma perfeita oblação a Deus pela salvação da humanidade e, hoje, tornar-se oblação é antes de tudo tornar-se um missionário da vitória do Cristo sobre o pecado e a morte

Dir.:   Rezemos com toda a Igreja o tema:- “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos n'Ele tenham vida”.

Todos.:     Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos. Vinde ao nosso encontro e guiai nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão de vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando nossa cruz, e ungidos por vosso envio. Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito, que ilumine nossas mentes e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, sobretudo aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos no início deste século. Discípulos e missionários vossos, queremos remar mar adentro, para que nossos povos tenham em Vós vida abundante, e com solidariedade construam a fraternidade e a paz. Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém.

Ave Maria...   ( 5 VEZES )

Leitor 10.:   Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto em Vosso ventre, Jesus.

Todos.:        Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte.  Amém!

Leitor 10.:     Glória ao Pai ao Filho ao Espírito Santo,

Todos.:         como era no principio agora e sempre Amém!

Dir.:  ORAÇÃO FINAL

Todos:  Pai, confirma nossa condição de discípulos do Reino instaurado por Jesus na história humana, faze-nos acreditar sempre mais na força da justiça e do amor.   Amém!

Canto final:

 1- Eu te adoro Hóstia divina. Eu te adoro Hóstia de amor.
            És dos fortes a doçura. És dos fracos o vigor..
Eu te adoro Hóstia divina, eu te adoro Hóstia de amor.

2- Eu te adoro Hóstia divina, eu te adoro Hóstia de amor.
            És na vida nossa força, és na morte defensor.
Eu te adoro Hóstia divina, eu te adoro Hóstia de amor.

3- Eu te adoro Hóstia divina, eu te adoro Hóstia de amor.
            És na terra nosso amigo, és no céu feliz penhor.
Eu te adoro Hóstia divina, eu te adoro Hóstia de amor.

4- Eu te adoro Hóstia divina, eu te adoro Hóstia de amor.
            És um Deus eterno, imenso, és dos homens o Senhor.
Eu te adoro Hóstia divina, eu te adoro Hóstia de amor.

Todos.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito  Santo. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...