A formação do músico católico é fundamental e a pedra principal é sua obediência e concordância litúrgica.
CASO O PLAYER DE ÁUDIO NÃO CARREGUE, ATUALIZE O NAVEGADOR ATÉ QUE SEJA ATIVADO O botão "PLAY".

TRANSLATE

PESQUISA

ARQUIVO DO BLOG

quarta-feira, 22 de abril de 2015

TROFÉU LOUVEMOS O SENHOR 2015


História

A música católica a cada dia tem conquistado novos espaços nos meios seculares, indo além dos muros da Igreja. Os cantores, compositores e músicos tem difundido a riqueza, cultura, liturgia e o jeito do cristão viver a sua Fé por meio de músicas que animam, encantam e levam a oração aos fieis de todo mundo.

É nesse ambiente de graças e conquistas que surge o Troféu Louvemos o Senhor, o maior prêmio nacional da música católica. Desde 2009 premiando e valorizando a música católica brasileira. Produzido pela Associação do Senhor Jesus, e com transmissão gerada pela Rede Século 21 e transmitidas pelo pool de emissoras católicas, o prêmio chega anualmente aos quatro cantos do país.

“Eu sempre acreditei na música católica, na sua qualidade e cultura” afirma o idealizador do Troféu Louvemos o Senhor, Ricardo Mari.


A primeira premiação foi ao ar em 2009, mas a ideia começou a ganhar forma ainda em 1996, quando Ricardo Mari e amigos tinham um programa de rádio chamado “Estação Adolescentes”. “Nós procurávamos apresentar o que tinha de melhor na música católica. Estávamos sempre procurando novidades, em CD e, acreditem, fitas K7. Era uma correria para ter sempre uma novidade sobre o que estava acontecendo com a música católica”, afirma Ricardo.

Em julho de 2007, após a Santa Missa na Rede Século 21, Ricardo afirma que teve a coragem de organizar e levar adiante o sonho de investir na música católica, com o propósito de reconhecer “os inúmeros irmãos que nos ajudam a aproximar de Deus com suas letras e melodias. Parece que a ideia veio completa em meu coração. Um prêmio para reconhecer o talento dos nossos músicos! Um ‘Oscar’ da música católica! Mas, como fazer? Como premiar nossos talentos?”.

A inspiração para o nome e a imagem que representaria o projeto de premiação da música católica surgiu a partir do livro de cânticos Louvemos, que desde 1975 tem animado grupos de oração em comunidades e paróquias de todo Brasil. “Era o que eu precisava! Um nome com tradição e respeito dentro da historia contemporânea da Igreja, já com uma imagem muito expressiva. Uma mulher, Nossa Senhora, com as mãos e o rosto voltados para o céu, para Deus, entoando o Magnificat, cantado por toda a Igreja, ontem, hoje e sempre, indicando o que nós também devemos fazer: levantar os braços e os olhos em louvor às coisas do alto, em louvor ao Pai”, relata Ricardo.

O projeto foi apresentado para a Diretoria da TV Século 21 (hoje Rede Século 21) e Associação do Senhor Jesus. Resultado: aprovado!

Começava, então, a organização de todo o prêmio Troféu Louvemos o Senhor, que mais tarde receberia o reconhecimento da mídia católica, secular e de todos os artistas que levam uma mensagem de fé e esperança por meio da música.

No dia 13 de maio de 2009, a Associação do Senhor Jesus realizou a primeira edição do Troféu Louvemos o Senhor. A emissora TV Século 21 (Rede Século 21) gerou o sinal do evento, de seus estúdios em Valinhos SP, e foi retransmitida pelas outras emissoras católicas brasileiras.

Sucesso!

O público aprovou a premiação.

Os artistas aprovaram a premiação.

Pela primeira vez na história a música católica recebia o devido reconhecimento. Nas diversas categorias do prêmio, cantores, compositores… todos foram premiados com a participação de jurados, especialistas em música, e com o voto do público.

“A primeira edição do Prêmio Nacional da Música Católica, foi estonteante, um evento digno de comparação com os grandes eventos da música secular tanto em qualidade, como na organização e na presença e apresentação dos envolvidos com a festa: cantores, músicos e compositores. Por tudo isso, LOUVEMOS O SENHOR!” conta Ricardo Mari.

A cada ano o prêmio cresce ainda mais e recebe o apoio do público e dos artistas da música católica.

A Estatueta do Troféu Louvemos o Senhor

A inspiração para uma estatueta que representasse o ‘Troféu Louvemos o Senhor’ surgiu a partir das artes de capa do conhecido livro de cânticos Louvemos o Senhor. Então, Ricardo Mari, idealizador do prêmio, passou a ideia de como deveria ser a estatueta do prêmio para o Designer Gráfico Ednei Modesto desenvolver o projeto.

“Uma mulher, Nossa Senhora, com as mãos e o rosto voltados para o céu, para Deus, entoando o Magnificat, cantado por toda a Igreja, ontem, hoje e sempre, indicando o que nós também devemos fazer: levantar os braços e os olhos em louvor às coisas do alto, em louvor ao Pai”, relata Ricardo.

Na ocasião, Ednei recriou digitalmente a atual estatueta dourada de Nossa Senhora, tendo como base uma antiga imagem que existia na Associação do Senhor Jesus de madeira. O passo seguinte foi criar a base do Troféu, conforme o padrão usado no Oscar.

Tendo finalizado a arte conceitual do troféu, a etapa seguinte foi entregue às mãos da escultora Andrea Anholeto, que a partir do desenho recriou a antiga imagem em argila.

Andrea já fez outros trabalhos junto a empresas de grande porte, como Fox Film, CNN, Coca-Cola, Samsung, Volkswagen entre outras.

A estatueta com a imagem de Nossa Senhora é produzida em bronze e entregue aos contemplados vencedores do Troféu Louvemos o Senhor. A estatueta representa a premiação máxima do artista pelo excelente e essencial trabalho de evangelização e comunicação desenvolvido por meio da música católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...