A formação do músico católico é fundamental e a pedra principal é sua obediência e concordância litúrgica.
CASO O PLAYER DE ÁUDIO NÃO CARREGUE, ATUALIZE O NAVEGADOR ATÉ QUE SEJA ATIVADO O botão "PLAY".

TRANSLATE

PESQUISA

ARQUIVO DO BLOG

terça-feira, 3 de novembro de 2015

MÚSICA LITÚRGICA NA IGREJA - PARTE 4

Com a série “Música na Igreja”, os cantores católicos Jake Trevisan e Walmir Alencar apresentam os critérios para o exercício da música litúrgica

Neste quarto vídeo, os cantores falam sobre o canto gregoriano que é o melhor exemplo dos textos oracionais, bíblicos, cantado. É o melhor exemplo pela intimidade com a melodia, com a entonação da Palavra. E a Igreja deseja que se preserve essa riqueza musical.
Como ministros da música litúrgica, precisamos auxiliar a Igreja nessa conscientização da importância do canto gregoriano.
“Use-se, em primeiro lugar, o órgão de tubos, por comover a alma dos fiéis com a gravidade e doçura do seu som, por encher a mente de gozo quase celeste, e por elevar fortemente a Deus e às coisas celestes.” (Musicae Sacrae Disciplina, 28)

Fonte: http://musica.cancaonova.com/liturgia/musica-liturgica-com-jake-trevisan-e-walmir-alencar-parte-4/

3 comentários:

  1. Este santo é maravilhoso! Mas como vcs postam um grande incentivo para cantar musicas sacras nas missas, no entanto na tv canção nova não é feito assim ?

    ResponderExcluir
  2. Este santo é maravilhoso! Mas como vcs postam um grande incentivo para cantar musicas sacras nas missas, no entanto na tv canção nova não é feito assim ?

    ResponderExcluir
  3. Prezados, sem dúvida algumas vezes nós, Ministérios de Música, seja no dia a dia das Missas Paroquiáis, seja em grandes comunidades como na Comunidade Canção Nova, não observamos corretamente o que nos pede a Igreja quanto a escolha dos cantos litúrgicos. Muitos ministérios cometem este erro pelo simples fato de possuírem uma formação adequada em música litúrgica... Muito ainda há de se melhorar na escolha dos cantos, e um dos objetivos desse Blog, é alertar, informar e formar, na medida do possível, para que o canto esteja cada vez mais em sintonia com a Liturgia e com o que nos pede a Igreja.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...