A formação do músico católico é fundamental e a pedra principal é sua obediência e concordância litúrgica.
CASO O PLAYER DE ÁUDIO NÃO CARREGUE, ATUALIZE O NAVEGADOR ATÉ QUE SEJA ATIVADO O botão "PLAY".

TRANSLATE

PESQUISA

ARQUIVO DO BLOG

terça-feira, 1 de março de 2016

24 horas para o Senhor

No período da Quaresma, a Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza mais uma vez a iniciativa “24 horas para o Senhor”, nos dias 4 e 5 de março, na qual as igrejas de todo o mundo vão abrir as portas para que os fiéis busquem o Sacramento da Reconciliação. A iniciativa é motivada pelo Papa Francisco e acontece desde 2013.
Na mensagem para a Quaresma de 2016, o Pontífice definiu esse período como propício à conversão e aproximação da misericórdia divina.
Escreve o Papa: “Na Bula de proclamação do Jubileu, fiz o convite para que ‘a Quaresma deste Ano Jubilar seja vivida mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus’. Com o apelo à escuta da Palavra de Deus e à iniciativa ‘24 horas para o Senhor’, quis sublinhar a primazia da escuta orante da Palavra, especialmente a palavra profética. Com efeito, a misericórdia de Deus é um anúncio ao mundo, mas cada cristão é chamado a fazer pessoalmente a experiência de tal anúncio”.
Para o padre Ramón Nascimento, da coordenação de pastoral, os esforços dos vicariatos para promover o evento já apresentaram resultados significativos, uma vez que a Igreja é chamada a sair dos próprios muros e ir ao encontro dos demais.
“Esse é um tempo de profunda oração, mas também de ação missionária. O Papa pede para que não fiquemos num lugar comum, mas que possamos ir ao encontro daqueles que não estão nas nossas igrejas, daqueles que não estão nos nossos bancos. Por isso, há alguns anos cada vicariato da nossa arquidiocese tem se esforçado para realizar essas ações, e já tivemos experiências magníficas, como as confissões e adorações em um shopping e nas ruas. Esta é a proposta do ‘24 horas para o Senhor’: levar a experiência da misericórdia nesse tempo tão favorável da Quaresma, saindo do lugar comum e indo ao encontro do outro, proclamando a misericórdia e a graça de Deus”, finalizou.
De acordo com o coordenador de pastoral, monsenhor Joel Portella Amado, esse é o momento das pessoas encontrarem o Senhor, mas também dos fiéis apresentarem Cristo àqueles que ainda não O conhecem.
“Essa é a terceira vez que acontece, e agora com o Ano da Misericórdia. Não se trata de manter a rotina tradicional de uma paróquia, mas sim de encontrar locais missionários onde se possa manifestar a misericórdia de Deus. A arquidiocese propõe que sejam realizados em praças, ruas, onde encontrem pessoas que normalmente não vão às paróquias. São 24 horas para que as pessoas encontrem ao Senhor, mas também para que a Igreja apresente Cristo às pessoas. Esse é o modo muito significativo de uma Igreja em saída”, afirmou. 
Programação:
Vicariato Jacarepaguá
Dia 4 de março, das 17h às 19h, no Américas Shopping, na Avenida das Américas, 15500, no Recreio dos Bandeirantes, haverá confissões, Terço de Nossa Senhora e a noite de louvor, com animação da Comunidade Católica Shalom. Às 23h, na Paróquia Imaculada Conceição, na Rua Humberto Cozzo, 41, no Recreio dos Bandeirantes, será o início da vigília.
No dia 5 de março, a missa de encerramento na paróquia será presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, às 18h.
Vicariato Urbano
Dia 4 de março, às 20h, será a concentração na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa, no Largo da Lapa, s/nº, na Lapa. Às 21h, haverá celebração penitencial presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta. Às 22h30, haverá exposição do Santíssimo. As confissões serão nos Arcos da Lapa e na igreja. Nos Arcos e ruas da Lapa acontecerão Via-Sacra e evangelização com as comunidades Aliança da Misericórdia e Shalom, a coordenação da RCC e as Irmãs Missionárias da Caridade.
No dia 5 de março, às 16h, haverá missa de encerramento na igreja, presidida pelo bispo auxiliar Dom Luiz Henrique da Silva Brito.
Vicariato Leopoldina
Dia 4 de março, das 17h às 22h, na Capela São João Paulo II, no Shopping Via Brasil, na Rua Itapera, 500, em Irajá, acontecerá a abertura. Das 22h até 6h do dia 5 de março, o evento terá continuidade na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha do Governador. A partir das 6h até  12h, o encontro acontecerá na capela do Hospital Geral de Bonsucesso e, em seguida, a partir do meio-dia até as 17h, será no Santuário da Penha. Nos locais acontecerão momentos de louvor, adoração, pregação e confissão. Os fiéis também podem participar do gesto de misericórdia, levando alimentos não perecíveis.
Vicariato Oeste
No dia 4 de março, das 8h30 às 19h, na Paróquia São Sebastião e Santa Cecília, na Praça da Fé, s/nº, em Bangu, haverá adoração, confissão e evangelização. A missa será às 12h. Após a celebração, o evento terá continuidade no calçadão de Bangu até 17h. Às 19h30 haverá missa seguida de show da cantora Ziza Fernandes e vigília.
Vicariato Norte
No dia 4 de março, cada paróquia do vicariato vai realizar a própria programação. No dia 5, das 9h às 17h, na Praça da Estação do Metrô Estácio, terá início a adoração com o padre Antônio José, além de pregação, música e evangelização.
Vicariato Santa Cruz
No dia 4 de março, às 17h, no calçadão no Centro de Campo Grande, terá início a adoração, além de confissões e evangelização. Às 22h, haverá vigília em todas as foranias do vicariato.
No dia 5, o evento terá início a partir das 8h, com confissões, adoração, evangelização e oração do Terço da Misericórdia. Às 15h30 será a missa de encerramento.
Vicariato Sul
No dia 4 de março, das 17h até 17h do dia 5, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, haverá vigília, adoração, confissão e celebração de missa.
No dia 4 de março, na PUC-Rio, Avenida Padre Leonel França, s/nº, na Gávea, haverá confissão, adoração, orações e missa.
Vicariato Suburbano
No dia 4 de março, das 15h às 18h, em todas as paróquias haverá terço, adoração ao Santíssimo e missa.
No dia 5 de março, pela manhã confissões nas paróquias, e no Santuário Arquidiocesano da Divina Misericórdia, na Rua Divina Misericórdia, s/nº, em Vila Valqueire, tarde de oração às 15h e missa às 18h.
Arte: Vanessa Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...